Língua Estrangeira - Francês B1

Ficha de unidade curricular - Ano letivo 2014/2015

Código: CL0006
Sigla: LEB1
Secção/Departamento: Ciências da Comunicação e da Linguagem
Semestre/Trimestre: 2º Semestre
Cursos:
Sigla Anos Curriculares ECTS
LGP 5
DESP 5
Nº de semanas letivas: 15
Carga horária:
Horas/semana T TP P PL L TC E OT OT/PL TPL O S
Tipologia de aulas
Responsável: Luciano José dos Santos Baptista Pereira
Corpo docente: Nadine da Costa e Silva

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem

A competência para comunicar em línguas diferentes da língua materna é hoje imprescindível no contexto de
globalização crescente e no processo de construção europeia. Os documentos produzidos pelo Conselho da
Europa consideram o domínio indispensável de pelo menos duas línguas estrangeiras.
Competências:
Usar estratégias comunicativas na língua estrangeira adequadas às situações de interação social e ao
exercício da atividade profissional;
Compreender as ideias principais de textos de complexidade variável; compreender os pontos essenciais de
uma sequência falada e produzir um discurso oral que incida sobre assuntos correntes de interesse pessoal ou
da área da especialidade;
Redigir diferentes tipos de texto de acordo com as temáticas abordadas;
Compreender e usar vocabulário adequado aos diferentes contextos de uso da língua estrangeira.

Programa

A França e a cultura francesa
Retratos: Eu e os outros;Projetos de vida;Relações sociais;
Viajar para um país de língua francesa: Tipos de turismo; Alojamento e restauração; Visitas culturais e
património;
Atualidade da sociedade francesa:
Os media em França;Atualidade social e política;Atividades artísticas, desportivas e culturais;
No que diz respeito ao vocabulário, será privilegiado o que decorre dos temas a tratar, expressões e
vocabulário relativo à vida quotidiana, às áreas de experiência pessoal, assim como da especialidade dos
cursos dos estudantes.
As estruturas gramaticais serão estudadas em articulação com as temáticas abordadas, as atividades/tarefas
propostas, a tipologia dos textos e as necessidades comunicativas dos estudantes. A abordagem dos
conteúdos far­-se-­á numa perspetiva cíclica de consolidação e progressivo alargamento, tendo em conta os
diferentes níveis de conhecimento dos estudantes em língua francesa.


Métodos de Ensino

A metodologia de trabalho adotada considera que a aprendizagem de uma LE é global, centrada no estudante e
apoiada em temas.
O trabalho será baseado em tarefas sequenciais, de diferentes graus de dificuldade e que podem ser realizadas
individualmente ou em grupo.
Privilegiar­se­á a compreensão oral e escrita através da análise de diferentes tipos de documentos
provenientes de fontes diversas e relacionados com as temáticas selecionadas.
A expressão oral será estimulada através da participação em discussões e debates, de simulações de cenas
do quotidiano, da apresentação de trabalhos, etc.
A expressão escrita será desenvolvida de acordo com os interesses dos estudantes e as suas necessidades
comunicativas em Francês.
O trabalho desenvolvido na UC será objeto de:
1. Avaliação contínua da oralidade e da escrita (40%)
2. Avaliação sumativa, através de um teste e de um trabalho de grupo escrito com apresentação oral (20%)

Modo de Avaliação

Bibliografia

Bibliografia:
Bérard, E. e Lavenne, C. (1991), Grammaire utile du français. Paris : Hatier/DidierBescherelle, (s.d.). La
Conjugaison pour tous. Paris : Hatier
Bescherelle, (s. d.). L’Orthographe pour tous. Paris : Hatier
Brame, G. (1993), Chez nous en France. Paris : Dunod
Chevalier J.C.et al. (1990), Grammaire du français contemporain. Paris : Larousse
Colignon, J.­P. e Berthier, P­V. (1985), Lexique des « faux­amis ». col. Profil, Paris : Hatier
Dournon, J.­Y. (1990), Le Dictionnaire des difficultés du français. Paris : Hachette
Gohard­Radenkovic, A. (1995), L’écrit, Stratégies et Pratiques. Paris : Clé International
Lagane R. (1995), Difficultés grammaticales. Paris: Larousse
Mauchand, N.(1996). Mentalités et comportements. Paris : CLE International
Morhange­Bégué, C. (1995), Les fautes de français les plus courantes. Col. Profil. Paris: Hatier
Petit Robert Dictionnaire
Poisson­Quinton, S. et al. (2002), Grammaire expliquée du français. Paris : CLE

Página gerada em: 2024-05-18 às 06:53:15